Dra. Moraima Mundo Ríos, especialista en español y portugués


Durante o processo de aprendizagem do português como língua estrangeira, muitos falantes nativos de espanhol apresentam dificuldades com o uso de algumas palavras que se diferenciam apenas pela acentuação. Esse tipo de detalhe exige uma maior atenção do aluno de português. Entre os casos mais comuns, aparecem as confusões entre é e e, assim como entre tem e têm.

Verbo ou conjunção?

A palavra é se refere à terceira pessoa singular do verbo ser, no presente do indicativo. Essa forma verbal expressa uma característica permanente ou faz referência ao estado do sujeito na frase. No entanto, e corresponde a uma conjunção coordenativa, empregada para indicar adição ou para unir elementos dentro do enunciado. Os dois conceitos desempenham funções diferentes na língua portuguesa. 

A confusão entre é e e acontece por causa do acento gráfico e da escrita semelhante entre as palavras. Essa distinção pode ficar ainda mais complicada para os falantes de espanhol uma vez que, nessa língua, tanto o som quanto a grafia das duas palavras são diferentes —es (verbo ser) e y (conjunção coordenativa). Além disso, no idioma espanhol, há uma pequena alteração na conjunção y diante de qualquer termo iniciado com i ou hi. Esta questão pode gerar dúvidas na hora de se comunicar em português.

Exemplos:

Ela é responsável.

Ele fala espanhol e português.

Pedro, Ana e Ingrid trabalham juntos.

Na primeira frase, a letra e leva acento porque se refere ao verbo ser na terceira pessoa singular; na segunda, a conjunção conecta dois conceitos. No terceiro caso, se percebe que, embora o substantivo comece com um i, a conjunção não vai sofrer mudança alguma.

O verbo ter: sem acento ou com acento?

Uma situação semelhante ocorre no presente do indicativo do verbo ter. A conjugação tem se refere à terceira pessoa singular. Usa-se com os pronomes ele, ela ou você. Por outro lado, têm concorda com a terceira pessoa plural e se emprega com os pronomes eles, elas ou vocês. Neste caso, o uso do verbo se distingue pelo acento diferencial que dá ênfase entre as formas singular e plural.

Naturalmente, a diferença entre tem e têm pode despertar dúvidas para quem está começando a aprender português e é nativo de um país de língua espanhola. No espanhol, a mudança entre as flexões verbais é evidente —tiene e tienen. Além dessa diferença formal, outro aspecto a considerar é a variação linguística do português e a pronúncia da vogal fechada, com e sem acento. No português do Brasil, não há distinção sonora entre o singular e o plural do verbo. No português de Portugal, por sua vez, existe uma diferença na pronúncia. Contudo, a enunciação é tão sutil que os alunos iniciantes geralmente não percebem. O falante precisa usar o contexto da comunicação para identificar a forma correta em ambos os casos.

Exemplos:

Jorge tem dois lápis.

Vocês têm três canetas.

Na primeira oração, o sujeito é singular não tem acento circunflexo. Na segunda frase, o pronome pessoal vocês indica pluralidade e o verbo precisa ser acentuado.

Lembre-se!

A colocação do acento pode mudar completamente o significado de um termo. Por isso, é necessário entender as diferenças entre palavras com um som ou uma grafia parecida. Também é ideal prestar atenção ao contexto da comunicação oral ou escrita para evitar esses erros frequentes.

Continue acompanhando o blog para outras dicas de gramática.


Referência:

Dicio. (s.d.). Ser e ter. Em Dicionário Online de Português. Recuperado 8 de dezembro de 2025 de https://www.dicio.com.br/

Deja un comentario

últimas publicaciones